No dia 07 de setembro de 1822, D. Pedro recebeu uma carta notificando a anulação da Assembléia Constituinte e novamente exigindo seu regresso à Corte em Portugal. O pedido foi negado pela segunda vez, e D. Pedro permaneceu em terras brasileiras. Porém, dessa vez, declarou a Independência do Brasil e assumiu o poder como Imperador.
Coroação de D. Pedro I, como Imperador do Brasil
sábado, 16 de abril de 2011
Dia do Fico
O clima político esquentava gradativamente, pois Lisboa não aceitava a permanência de D. Pedro no Brasil e o movimento emancipacionista ganhava força com o apoio da maçonaria.
Em dezembro de 1821, as Cortes de Lisboa enviaram um ultimato a D. Pedro, exigindo seu regresso. Contudo, ele o negou. Em 09 de janeiro de 1822, foi apresentado um abaixo-assinado com milhares de assinaturas pedindo sua permanência na Colônia. Esse episódio é conhecido como “Dia do Fico”, decisão consagrada pela célebre frase: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Diga ao povo que fico!”.
A Colônia do Brasil estava a um passo de sua emancipação
Três fases
Período Regencial: 1831-1840
Segundo Reinado:1840-1889, que vai da coroação de D. Pedro II até a Proclamação da República.
domingo, 10 de abril de 2011
A Revolução Industrial na prática
- A indústria de tecidos, que era o ramo que mais exportava produtos, foi a primeira a viver a Revolução Industrial.
- No início da revolução, os engenheiros mecânicos ingleses estiveram envolvidos na criação, desenvolvimento e reparo de máquinas para as indústrias têxteis e moinhos de grãos. Em meados do século XIX, a engenharia industrial se desenvolveu, ampliando seu campo para máquinas a vapor, locomotivas, navios, construção civil, entre outros.
- Antes do século XIX, o ferro era fundido em pequenas oficinas. Com a Revolução Industrial, nasceu a siderurgia, que é a indústria de ferro e aço em grande escala. Isso permitiu o barateamento do ferro e possibilitou a fabricação de pequenas peças desse metal fundido, revolucionando a construção civil, entre outras áreas.
- O vapor não impulsionou somente os transportes, as fábricas têxteis e as carvoarias, mas também outros tipos de indústria, como as serrarias.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Revoluçao Industrial
A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.
Revolução industrial
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
Assinar:
Postagens (Atom)