sábado, 19 de março de 2011

Conspiração Mineira e Baiana

Semelhanças: os dois movimentos não atingiram os seus objetivos, pois foram sufocados pelas forças metropolitanas.
 Diferenças: em Minas Gerais, o movimento foi idealizado pela elite mineradora, que desejava basicamente ver-se livre das dívidas com a coroa e dos altos tributos devidos. Na Bahia, o movimento pode ser considerado base social, pois contou com a participação de setores mais humildes inclusive de escravos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Conspiração mineira )

sexta-feira, 18 de março de 2011

Interesse divergentes

O Marques de Pomba colocou em funcionamento que  podemos chamar de absolutismo esclarecido. A exploração de metais preciosos uma grande perca nos mercados brasileiros devido a uma taxa anual  da região mineira:um mínimo de em cem arrobas de ouro(equivalente a 150quilos).

As minas de luz

A Coroa Portuguesa cobrava os impostos que deveriam ser pagos a qualquer custo, arrecadação era de cem arrombas que ja estavam atrasadas os secretários coloniais Martinho de Melo e Castro ordenou ao governador das Minas, Visconde de Barbacena, que fizesse muitas cobranças para que cobrassem os impostos. Caso Visconde não arranjasse dinheiro o suficiente para pagar os impostos atrasados, a Coroa recolheria todo o ouro disponível até que alcançasse o equivalente ao debito.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Leis de coerção

Em 1774, chamados pelos colonos Leis Intoleráveis, foram as ultimas palavras entre as Treze Colônias inglesas e a metrópole da Inglaterra.O Parlamento oficializou o fechamento do Porto de Boston.
 
Luta pela Independência
No final da Guerra dos Sete Anos(1763) até as Leis Intoleráveis (1774) criou-se nas colônias um sentimento de indignação, pois os colonos nao gostavam do rei e o parlamento negava aos colonos um novo rei.
Em busca de novas informações sobre as Leis Intoleráveis os colonos representantes de doze, das Treze colônias (quando ainda nao tinha a intensão de interromper a Coroa Portuguesa) foram ao Primeiro Congresso Continental, realizado na Filadélfia em 12 de Setembro de 1774 para acabar com a Coroa Portuguesa

Exercício da Apostila, Pag 10 ex 9

Foi a partir do final da guerra que os colonos começaram a notar com mais clareza as leis da Inglaterra.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sociedade Colonial

   Portugal tinha pretensões de recuperar suas finanças por meio de um projeto de modernização econômica, ao Brasil restava o papel de fornecedor de produtos primários. A política pombalina, por acentuar as práticas mercantilistas, acabou prejudicando os comerciantes brasileiros. Os moradores da Colônia passaram a não aceitar os abusos arbitrários da Metrópole, ou, pelo menos, não concordavam com eles. Diversos setores da sociedade colonial estavam descontentes, mas não havia uma convergência de interesses entre eles. Os comerciantes ansiavam pelo fim das restrições econômicas, os grupos mais humildes reclamavam dos privilégios concedidos aos portugueses, os escravos, por sua vez, lutavam pela liberdade. Alguns movimentos contestatórios foram importantes para disseminar no Brasil um sentimento anticolonialista. Com interesses e características distintas, os dois movimentos não atingiram os seus objetivos, pois foram sufocados pelas forças metropolitanas

                                                                                       Página 18, exercício 2  

terça-feira, 1 de março de 2011

Impostos

  O maior símbolo da opressão dos ingleses sobre as Treze Colônias foi a criação de novos impostos após a Guerra dos Sete Anos.
  Leis que determinavam esses impostos:
  Lei do Açúcar - 1764 = O governo inglês estabeleceu uma alta taxação sobre o açúcar e seus derivados, sobretudo o melaço. Essa medida trouxe o fim da liberdade dos colonos americanos para comprar o açúcar das colônias francesas e holandesas. O comércio desse produto deveria ser feito diretamente com ingleses.
  Lei do Selo - 1765 = A Inglaterra estabeleceu que todo documento oficial, jornais e livros que circulassem na colônia deveriam portar obrigatoriamente um selo da Coroa Inglesa. E essa selagem implicava o pagamento de taxas a metrópole.
  Lei Townshend - 1767 = Foi um imposto sobre a importação. Determinava a cobrança de altas taxas alfandegárias sobre produtos importados pela colônia, como chá, vidro, papéis e tintas
  Lei do Chá - 1773 = Aumentou ainda mais os impostos sobre a comercialização do chá, um produto muito consumido pelos colonos.












Lei do chá ( Na noite de 16 de dezembro de 1773, os
Filhos da Liberdade, fantasiados de indígenas, invadiram
três navios ingleses e jogaram o carregamento de 340
caixas de chá no mar )

Guerra dos Sete Anos

  Foi um Conflito provocado pela realidade econômica entre França e Inglaterra. Recebeu esse nome por se estender de 1756 a 1763 e foi marcada pela disputa territorial na América do Norte. Ao final do conflito, a Inglaterra venceu, e a França perdeu os territórios de Quebec e Montreal, no Canadá. A derrota da França nesse episódio fez com que os franceses, em 1776, apoiassem o movimento de luta pela independência das Treze Colônias contra a Inglaterra.

O Comércio Triangular

   Com a intenção de impedir a concorrência aos produtos ingleses, o parlamento inglês baixou inúmeros decretos restringindo a relativa autonomia colonial.
   O comércio interno foi combatido severamente e o comércio triangular com as Antilhas foi vetado.
   A colônia foi proibida de continuar a fabricar tecidos e de fundir e produzir produtos derivados de ferro.
   Essas e outras medidas acabaram por provocar a reação dos colonos e daqueles que até então haviam se beneficiado ao comércio com outros países.