domingo, 8 de maio de 2011

Aula do dia (25/04/11)


A) Quais são os pré-requisitos para um cidadão poder votar no Brasil?
Ter 16 anos ou mais alem de possuir o titulo de eleitor
B) Quando as mulheres conquistaram o direito ao voto?
Na constituição 1824 estendeu o direito ao voto a um numero significativo de cidades
C) Em alguns períodos da historia, os brasileiros foram impedidos de votar. Quando isso aconteceu? Qual o motivo do impedimento?
Na época da ditadura militar entre 1964 a 1985
D) Por que o sistema eleitoral brasileiro é conhecido como um dos mais modernos do mundo?
hoje no brasil nao há mais fraudes eleitoras pelo sistema ussado e desenvolvido em nosso Pais

Apostila Pag 03 Pesquisando o tema

A) Quais são os pré-requisitos para um cidadão poder votar no Brasil?
Ser brasileiro (nascido ou nacionalizado)

Ter mais de 16 anos, ser brasileiro (nascido ou nacionalizado), ter título de eleitor e estar em dia com a justiça eleitoral.



B) Quando as mulheres conquistaram o direito ao voto?

No governo de Getúlio Vargas, em 1832.

C) Em alguns períodos da historia, os brasileiros foram impedidos de votar. Quando isso aconteceu? Qual o motivo do impedimento?

Na época que ouve a Ditadura Militar, de 1964 a 1985, eram militares que governavam o Brasil.
Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

D) Por que o sistema eleitoral brasileiro é conhecido como um dos mais modernos do mundo?

Pela utilização da urna eletrônica, pois através dela, a apuração pode ser feita após algumas horas do termino de eleição e por facilitar a contagem dos votos.

sábado, 16 de abril de 2011

Independência do Brasil

No dia 07 de setembro de 1822, D. Pedro recebeu uma carta notificando a anulação da Assembléia Constituinte e novamente exigindo seu regresso à Corte em Portugal. O pedido foi negado pela segunda vez, e D. Pedro permaneceu em terras brasileiras. Porém, dessa vez, declarou a Independência do Brasil e assumiu o poder como Imperador.





  















Coroação de D. Pedro I, como Imperador do Brasil

Dia do Fico


O clima político esquentava gradativamente, pois Lisboa não aceitava a permanência de D. Pedro no Brasil e o movimento emancipacionista ganhava força com o apoio da maçonaria.
Em dezembro de 1821, as Cortes de Lisboa enviaram um ultimato a D. Pedro, exigindo seu regresso. Contudo, ele o negou. Em 09 de janeiro de 1822, foi apresentado um abaixo-assinado com milhares de assinaturas pedindo sua permanência na Colônia. Esse episódio é conhecido como “Dia do Fico”, decisão consagrada pela célebre frase: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto! Diga ao povo que fico!”.
A Colônia do Brasil estava a um passo de sua emancipação
Em nove de janeiro de 1982, D. Pedro recebeu uma carta de Portugal, dizendo que precisavam dele la em Portugal, ele respondeu dizendo:"Fico!".D. Pedro quando estava no Senado disse:"Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto:diga ao povo que fico"

Três fases


 Primeiro Reinado: Época do governo de D. Pedro I(1822-1831)
 Período Regencial: 1831-1840
  Segundo Reinado:1840-1889, que vai da coroação de D. Pedro II até a Proclamação da República.

domingo, 10 de abril de 2011

A Revolução Industrial na prática

  • A indústria de tecidos, que era o ramo que mais exportava produtos, foi a primeira a viver a Revolução Industrial.
  • No início da revolução, os engenheiros mecânicos ingleses estiveram envolvidos na criação, desenvolvimento e reparo de máquinas para as indústrias têxteis e moinhos de grãos. Em meados do século XIX, a engenharia industrial se desenvolveu, ampliando seu campo para máquinas a vapor, locomotivas, navios, construção civil, entre outros. 
  • Antes do século XIX, o ferro era fundido em pequenas oficinas. Com a Revolução Industrial, nasceu a siderurgia, que é a indústria de ferro e aço em grande escala. Isso permitiu o barateamento do ferro e possibilitou a fabricação de pequenas peças desse metal fundido, revolucionando a construção civil, entre outras áreas.
  • O vapor não impulsionou somente os transportes, as fábricas têxteis e as carvoarias, mas também outros tipos de indústria, como as serrarias.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Revoluçao Industrial

A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.

Revolução industrial

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.

sábado, 19 de março de 2011

Conspiração Mineira e Baiana

Semelhanças: os dois movimentos não atingiram os seus objetivos, pois foram sufocados pelas forças metropolitanas.
 Diferenças: em Minas Gerais, o movimento foi idealizado pela elite mineradora, que desejava basicamente ver-se livre das dívidas com a coroa e dos altos tributos devidos. Na Bahia, o movimento pode ser considerado base social, pois contou com a participação de setores mais humildes inclusive de escravos.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Conspiração mineira )

sexta-feira, 18 de março de 2011

Interesse divergentes

O Marques de Pomba colocou em funcionamento que  podemos chamar de absolutismo esclarecido. A exploração de metais preciosos uma grande perca nos mercados brasileiros devido a uma taxa anual  da região mineira:um mínimo de em cem arrobas de ouro(equivalente a 150quilos).

As minas de luz

A Coroa Portuguesa cobrava os impostos que deveriam ser pagos a qualquer custo, arrecadação era de cem arrombas que ja estavam atrasadas os secretários coloniais Martinho de Melo e Castro ordenou ao governador das Minas, Visconde de Barbacena, que fizesse muitas cobranças para que cobrassem os impostos. Caso Visconde não arranjasse dinheiro o suficiente para pagar os impostos atrasados, a Coroa recolheria todo o ouro disponível até que alcançasse o equivalente ao debito.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Leis de coerção

Em 1774, chamados pelos colonos Leis Intoleráveis, foram as ultimas palavras entre as Treze Colônias inglesas e a metrópole da Inglaterra.O Parlamento oficializou o fechamento do Porto de Boston.
 
Luta pela Independência
No final da Guerra dos Sete Anos(1763) até as Leis Intoleráveis (1774) criou-se nas colônias um sentimento de indignação, pois os colonos nao gostavam do rei e o parlamento negava aos colonos um novo rei.
Em busca de novas informações sobre as Leis Intoleráveis os colonos representantes de doze, das Treze colônias (quando ainda nao tinha a intensão de interromper a Coroa Portuguesa) foram ao Primeiro Congresso Continental, realizado na Filadélfia em 12 de Setembro de 1774 para acabar com a Coroa Portuguesa

Exercício da Apostila, Pag 10 ex 9

Foi a partir do final da guerra que os colonos começaram a notar com mais clareza as leis da Inglaterra.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sociedade Colonial

   Portugal tinha pretensões de recuperar suas finanças por meio de um projeto de modernização econômica, ao Brasil restava o papel de fornecedor de produtos primários. A política pombalina, por acentuar as práticas mercantilistas, acabou prejudicando os comerciantes brasileiros. Os moradores da Colônia passaram a não aceitar os abusos arbitrários da Metrópole, ou, pelo menos, não concordavam com eles. Diversos setores da sociedade colonial estavam descontentes, mas não havia uma convergência de interesses entre eles. Os comerciantes ansiavam pelo fim das restrições econômicas, os grupos mais humildes reclamavam dos privilégios concedidos aos portugueses, os escravos, por sua vez, lutavam pela liberdade. Alguns movimentos contestatórios foram importantes para disseminar no Brasil um sentimento anticolonialista. Com interesses e características distintas, os dois movimentos não atingiram os seus objetivos, pois foram sufocados pelas forças metropolitanas

                                                                                       Página 18, exercício 2  

terça-feira, 1 de março de 2011

Impostos

  O maior símbolo da opressão dos ingleses sobre as Treze Colônias foi a criação de novos impostos após a Guerra dos Sete Anos.
  Leis que determinavam esses impostos:
  Lei do Açúcar - 1764 = O governo inglês estabeleceu uma alta taxação sobre o açúcar e seus derivados, sobretudo o melaço. Essa medida trouxe o fim da liberdade dos colonos americanos para comprar o açúcar das colônias francesas e holandesas. O comércio desse produto deveria ser feito diretamente com ingleses.
  Lei do Selo - 1765 = A Inglaterra estabeleceu que todo documento oficial, jornais e livros que circulassem na colônia deveriam portar obrigatoriamente um selo da Coroa Inglesa. E essa selagem implicava o pagamento de taxas a metrópole.
  Lei Townshend - 1767 = Foi um imposto sobre a importação. Determinava a cobrança de altas taxas alfandegárias sobre produtos importados pela colônia, como chá, vidro, papéis e tintas
  Lei do Chá - 1773 = Aumentou ainda mais os impostos sobre a comercialização do chá, um produto muito consumido pelos colonos.












Lei do chá ( Na noite de 16 de dezembro de 1773, os
Filhos da Liberdade, fantasiados de indígenas, invadiram
três navios ingleses e jogaram o carregamento de 340
caixas de chá no mar )

Guerra dos Sete Anos

  Foi um Conflito provocado pela realidade econômica entre França e Inglaterra. Recebeu esse nome por se estender de 1756 a 1763 e foi marcada pela disputa territorial na América do Norte. Ao final do conflito, a Inglaterra venceu, e a França perdeu os territórios de Quebec e Montreal, no Canadá. A derrota da França nesse episódio fez com que os franceses, em 1776, apoiassem o movimento de luta pela independência das Treze Colônias contra a Inglaterra.

O Comércio Triangular

   Com a intenção de impedir a concorrência aos produtos ingleses, o parlamento inglês baixou inúmeros decretos restringindo a relativa autonomia colonial.
   O comércio interno foi combatido severamente e o comércio triangular com as Antilhas foi vetado.
   A colônia foi proibida de continuar a fabricar tecidos e de fundir e produzir produtos derivados de ferro.
   Essas e outras medidas acabaram por provocar a reação dos colonos e daqueles que até então haviam se beneficiado ao comércio com outros países.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Iluminismo

Iluminismo
O Iluminismo há três regras básicas: Liberdade; Igualdade e Fraternidade.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Colonização inglesa na América do Norte

Os pioneiros que saíram em busca de uma vida melhor se fixaram na América do Norte ( norte e sul desta região ).

As colônias do Sul, utilizaram seu solo fértil e o clima adequado para iniciar as plantações agrícolas. Eram colônias de exploração. Já os colonos do Norte eram de povoamento e desenvolviam diversas atividades que garantiam autossuficiência ao povo. Utilizavam Mao de obra familiar e possuíam pequenas oficinas manufatureiras.

Tanto no Sul como no Norte, a vida era basicamente rural, isto é a grande maioria vivia no campo e o homem era a autoridade da família. As construções, o vestuário e os costumes eram simples.